COMUNICADO
A ASSOCIAÇÃO PARA A IGUALDADE PARENTAL E DIREITO DOS FILHOS PARTICIPA NA FUNDAÇÃO DA
EUROPEAN FATHERS’ PLATFORM
22 de Junho de 2011
A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos a propósito do Congresso Europeu de Pais (European Fathers’ Congress: Initiative in support of European legislation on paternity leave) , que visa apoiar legislação europeia sobre a Licença de Parentalidade, organizado pelo Grupo Parlamentar Europeu dos Verdes/Aliança Livre, no dia 28 de Junho, em Bruxelas, vai participar numa reunião para a constituição da EUROPEAN FATHERS’ PLATFORM, um dia antes.
A European Father’s Platform tem como objectivo agregar várias organizações de dieferentes países da União Europeia em torno da ideia da igualdade parental e da parentalidade. Portugal far-se-á representar pela nossa Associação na pessoa do Sr. Luís Gameiro.
Assim, esta plataforma constituirá como um instrumento de coordenação a nível europeu das organizações envolvidas com vista a influência as Políticas Europeias na área da Parentalidade, Direito de Família e Justiça, entre outras matérias.
A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos irá expor às suas congeneres europeias as preocupações que se colocam a nível do espaço Europeu, nomeadamente:
a) Harmonização da legislação do Direito de Família (tal como The Comission on European Family Law tem preconizado) e a defesa da guarda partilhada como ponto de partida;
b) Raptos parentais internacionais, legislação europeia e a Convenção de Haia;
c) A necessidade de orientação sobre a organização dos tribunais de família e menores, em especial na questão das demoras de todos os processos. A referência ao Modelo de Cochem-Zell (alemão) como modelo para o estabelecimento de orientações sobre a organização dos tribunais de família e menores a nível europeu;
d) A necessidade das directivas sobre a Igualdade de Género introduzirem um discurso positivo quanto à parentalidade conjunta e a guarda partilhada, ou seja, que passe a haver financiamento mais prioritário a projectos que tenham como objectivo o aumento das competências parentais dos pais-homens e com isso permitir às mulheres-mães serem mais livres, nomeadamente uma menor pressão em relação à relação ao mercado de trabalho-família, beneficiando principalmente as crianças;
e) Investimento na Parentalidade Positiva;
f) Necessidade de criminalização de comportamentos de Alienação Parental a nível Europeu;
g) Criação de uma base de dados europeia com sentenças/decisões judiciais a nível europeu em casos de conflito parental.
A par destas iniciativas a Associação irá realizar uma série de encontros com eurodeputados Portugueses, estando já agendados para dia 28 de Junho à tarde reuniões com a eurodeputada Edite Estrela (P.S.), Ilda Figueiredo (P.C.P) e Rui Tavares (independente). A Associação aguarda ainda uma resposta por parte dos eurodeputados Miguel Portas (B.E.), Paulo Rangel (P.S.D.) e Nuno Melo (CDS-PP). Estes encontros têm como objectivo a sensibilização dos eurodeputados Portugueses para a temática da Igualdade Parental e a necessidade da sua inclusão nas Políticas Europeias como um dos meios fundamentais de afirmação dos Direitos Humanos.
A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos far-se-á acompanhar nas reuniões com os eurodeputados Portugueses pelo representante da iniciativa Denúncia de Lisboa e Peter Tromp, em representação da Plataforma.
A iniciativa Denúncia de Lisboa luta pela aplicação do Tratado de Lisboa e da Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia nos casos de família transnacionais.
APpIPDF
Lisboa, 22 de Junho de 2011
Pingback: 15. | Platform for European Fathers