Portugal Press Release – Brussels Meeting

COMUNICADO

A ASSOCIAÇÃO PARA A IGUALDADE PARENTAL E DIREITO DOS FILHOS PARTICIPA NA FUNDAÇÃO DA

 EUROPEAN FATHERS’ PLATFORM

22 de Junho de 2011

A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos a propósito do Congresso Europeu de Pais (European Fathers’ Congress: Initiative in support of European legislation on paternity leave) , que visa apoiar legislação europeia sobre a Licença de Parentalidade, organizado pelo Grupo Parlamentar Europeu dos Verdes/Aliança Livre, no dia 28 de Junho, em Bruxelas, vai participar numa reunião para a constituição da EUROPEAN FATHERS’ PLATFORM, um dia antes.

A European Father’s Platform tem como objectivo agregar várias organizações de dieferentes países da União Europeia em torno da ideia da igualdade parental e da parentalidade. Portugal far-se-á representar pela nossa Associação na pessoa do Sr. Luís Gameiro.

Assim, esta plataforma constituirá como um instrumento de coordenação a nível europeu das organizações envolvidas com vista a influência as Políticas Europeias na área da Parentalidade, Direito de Família e Justiça, entre outras matérias.

A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos irá expor às suas congeneres europeias as preocupações que se colocam a nível do espaço Europeu, nomeadamente:

a)    Harmonização da legislação do Direito de Família (tal como The Comission on European Family Law tem preconizado) e a defesa da guarda partilhada como ponto de partida;

b)    Raptos parentais internacionais, legislação europeia e a Convenção de Haia;

c)    A necessidade de orientação sobre a organização dos tribunais de família e menores, em especial na questão das demoras de todos os processos. A referência ao Modelo de Cochem-Zell (alemão) como modelo para o estabelecimento de orientações sobre a organização dos tribunais de família e menores a nível europeu;

d)    A necessidade das directivas sobre a Igualdade de Género introduzirem um discurso positivo quanto à parentalidade conjunta e a guarda partilhada, ou seja, que passe a haver financiamento mais prioritário a projectos que tenham como objectivo o aumento das competências parentais dos pais-homens e com isso permitir às mulheres-mães serem mais livres, nomeadamente uma menor pressão em relação à relação ao mercado de trabalho-família, beneficiando principalmente as crianças;

e)    Investimento na Parentalidade Positiva;

f)     Necessidade de criminalização de comportamentos de Alienação Parental a nível Europeu;

g)    Criação de uma base de dados europeia com sentenças/decisões judiciais a nível europeu em casos de conflito parental.

 

A par destas iniciativas a Associação irá realizar uma série de encontros com eurodeputados Portugueses, estando já agendados para dia 28 de Junho à tarde reuniões com a eurodeputada Edite Estrela (P.S.), Ilda Figueiredo (P.C.P) e Rui Tavares (independente). A Associação aguarda ainda uma resposta por parte dos eurodeputados Miguel Portas (B.E.), Paulo Rangel (P.S.D.) e Nuno Melo (CDS-PP). Estes encontros têm como objectivo a sensibilização dos eurodeputados Portugueses para a temática da Igualdade Parental e a necessidade da sua inclusão nas Políticas Europeias como um dos meios fundamentais de afirmação dos Direitos Humanos.

 

A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos far-se-á acompanhar nas reuniões com os eurodeputados Portugueses pelo representante da iniciativa Denúncia de Lisboa e Peter Tromp, em representação da Plataforma.

A iniciativa Denúncia de Lisboa luta pela aplicação do Tratado de Lisboa e da Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia nos casos de família transnacionais.

APpIPDF

Lisboa, 22 de Junho de 2011

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Portugal Press Release – Brussels Meeting

  1. Pingback: 15. | Platform for European Fathers

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s